Haiti irá eleger seu presidente neste domingo

19 mar

Capital, Poro Príncipe, irreconhecível após terremoto de 7 pontos na escala Richter

Os haitianos voltam às urnas neste domingo, no segundo turno das eleições daquele país, para eleger seu primeiro presidente após terremoto que devastou a capital Porto Príncipe há pouco mais de um ano. O próximo presidente haitiano representa a esperança rumo à tão aguardada reconstrução daquela nação, que ainda ainda foi atingida por uma epidemia de cólera no início em outubro do ano passado. A ex-primeira-dama Mirlande Manigat e o cantor Michel Martelly, são os dois candidatos que concorrem pela sucessão do atual presidente, René Préval, que deixará o poder em maio.

O Haiti ainda não esqueceu o terremoto que devastou sua capital, Porto Príncipe, em 12 de janeiro do ano passado. O saldo foi de mais de 316 mil mortos, 300 mil feridos e 1,5 milhão de desabrigados, segundo dados oficiais. Entre as vítimas fatais, haviam 22 brasileiros, sendo a médica sanitarista Zilda Arns, o diplomata Luiz Carlos da Costa, o policial militar Cleiton Batista Neiva, uma menina não identificada e 18 militares brasileiros que participavam da missão de paz da ONU, liderada pelo Brasil. Ainda hoje os sinais da destruição são evidentes pelos escombros espalhados pela cidade.

Além de sua reconstrução, o país enfrenta o desafio de controlar a epidemia do cólera, que já matou centenas de haitianos e deixa ainda mais estagnado o desenvolvimento da nação mais pobre do continente americano. O governo do Haiti sofre críticas de OnGs atuantes no país pelo atraso na reconstrução.

ENTREVISTA
O embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman, comentou os desafios de reestruturação por qual a nação haitiana vem passando. “A reconstrução caminha lentamente, mas caminha. É preciso levar em conta a dimensão da tragédia, qualificada pelo embaixador Celso Amorim como sendo de ‘proporções bíblicas’. São cerca de 60 milhões de toneladas de escombros, e isso por qualquer padrão ou em qualquer país, não pode ser removido em dias ou semanas. Por outro lado, dos recursos da ordem de US$ 5 bilhões comprometidos na Conferência de Doadores de 31 de março de 2010, em Nova Iorque, ainda há um volume significativo que não chegou ao país, o que dificulta o processo de reconstrução. A tudo isso, veio se somar a epidemia de cólera, a partir de outubro de 2010, que obrigou governo e parceiros internacionais a desviarem recursos, materiais e humanos para conter a propagação da doença e tratar as dezenas de milhares de contaminados.”

Como representante máximo do Brasil no Haiti, o embaixador Kipman considera que o país caribenho está melhor do que no imediato pós-terremoto. “Muito já foi feito, seja em termos de remoção de escombros, saúde, educação e agricultura. Sem dúvida, muito resta por fazer, especialmente no que diz respeito aos haitianos que perderam suas casas por ocasião da catástrofe de 12 de janeiro de 2010. Ainda há hoje cerca de 1 milhão de haitianos vivendo em condições precárias, em acampamentos provisórios.”

O cólera já matou, segundo dados da Embaixada do Brasil, cerca de 3.500 pessoas desde outubro. “Contrariando previsões do ano passado, a doença está relativamente contida, o número de infectados não tem crescido na proporção que se prenunciava anteriormente. A luta deve prosseguir, incessantemente, ao longo de 2011, para que se possa falar em êxito no controle da epidemia, mas os avanços são significativos”, diz Igor Kipman.

Os desafios para o novo governo do Haiti, a ser definido neste domingo, estão centrados na recuperação da infraestrutura (saneamento, rodovias e energia) e atração de investimentos estrangeiros que possam criar emprego e gerar renda, segundo o embaixador.

Por Tatiana Cavalcanti

Anúncios

Uma resposta to “Haiti irá eleger seu presidente neste domingo”

  1. 25 de março de 2011 às 12:23 PM #

    Chocante esta foto! Sem palavras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: